Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / A Terra está de Saco Cheio

A Terra está de Saco Cheio

Em Portugal, levamos, anualmente, para casa mais de duas mil toneladas de sacos distribuídos ou vendidos nas superfícies comerciais.

O Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional promove uma campanha de sensibilização em grandes superfícies comerciais para a redução do consumo de sacos de plástico, passando pela substituição destes por sacos reutilizáveis.

"Um dos mais graves problemas ambientais com que a sociedade actual se depara é o dos sacos de plástico que diariamente são oferecidos para o transporte de compras. No mundo são consumidos anualmente 500 biliões de sacos de plástico, os quais levam em média 500 anos a degradar-se. Em Portugal, levamos, anualmente, para casa mais de duas mil toneladas de sacos distribuídos ou vendidos nos super e hipermercados, bem como no pequeno comércio", referiu Nunes Correia.

"Um saco plástico que parece uma coisa insignificante leva 500 anos a degradar-se e isto mostra que um pequeno gesto de atirar para um aterro como se fosse nada, daqui a 500 anos ainda está a causar danos ambientais", elucidou o ministro, lembrando que os portugueses levam anualmente para casa mais de duas mil toneladas de sacos distribuídos pelos hiper/supermercados e pequeno comércio.

"É muito importante que os portugueses percebam que um pequeno gesto aparentemente inócuo que é levar um saco plástico multiplicado por milhões de vezes tem consequências por séculos", frisou.

Para combater este problema, o Ministério do Ambiente distribuiu hoje gratuitamente a clientes dos distribuidores Sonae, Auchan e Jerónimo Martins cerca de 20 mil sacos de pano para serem distribuídos nos respectivos hipers e supermercados.

Segundo o ministro, esta foi uma primeira tiragem, mas haverá novas edições destes sacos, uma vez que tiveram a adesão de todas as cadeias.



Acções do Documento