Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Acordo na conferência de Bali foi vitória da Europa para o Mundo

Acordo na conferência de Bali foi vitória da Europa para o Mundo

Na conferência de Bali ficou decidido iniciar até Abril de 2008 as negociações para um novo protocolo que sucederá ao de Quioto depois de 2012.


O primeiro-ministro, José Sócrates, considerou hoje que o acordo sobre alterações climáticas alcançado sexta-feira na conferência de Bali (Indonésia) representou um triunfo da União Europeia e "um bom momento da presidência portuguesa" da UE.

"Em primeiro lugar, o resultado da conferência de Bali foi uma vitória do mundo e do ambiente, mas representou também uma vitória da liderança europeia, porque foi a UE quem puxou por este objectivo", declarou José Sócrates.

Pelo acordo alcançado, as negociações para o novo protocolo de combate às alterações climáticas deverão terminar no final de 2009, tendo como objectivo central uma redução de 25 a 40 por cento das emissões de gases até 2020 e de 50 por cento até 2050.

Segundo o primeiro-ministro, o resultado a que se chegou em Bali "deveu-se em larga medida ao empenhamento da União Europeia" em matéria de combate às alterações climáticas.

Por seu turno, a Quercus congratula-se com o facto de a conferência ter conseguido iniciar um processo formal e interligado entre os países da Convenção das Alterações Climáticas e os países que ratificaram o Protocolo de Quioto através do Grupo de Trabalho ad-hoc da convenção sobre Acção Cooperativa de Longo Prazo e ter estabelecido o ano de 2009 como meta para o fim do processo negocial para definir o quadro pós-2012.

Para a Quercus, a Conferência de Bali constituiu uma "derrota" para a administração norte-americana, que pretendia abrir um processo paralelo juntamente com as maiores economias mundiais, mas o texto final é "ambíguo" e "abre caminho" a vias potencialmente perigosas que precisam de ser corrigidas nos próximos dois anos.

Acções do Documento