Entrar
Esqueceu a sua senha?
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Agenda 21 Local - Maia apresenta os Guias de Sustentabilidade

Agenda 21 Local - Maia apresenta os Guias de Sustentabilidade

A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, durante a qual tomaram posse os membros do Concelho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, foram apresentados os Guias da Sustentabilidade e foi dado a conhecer o Concurso de Sustentabilidade Local + Maia.

O dia 31 de Março marcou o arranque oficial do projecto de implementação da Agenda 21 Local no Município da Maia, o processo MAIA21, através da tomada de posse dos membros do órgão de suporte que acompanhará a implementação do projecto e onde estão representadas as forças vivas do Município, o Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável.

Na cerimónia foram apresentados os Guias de Sustentabilidade do Concelho à população. Estes Guias, elaborados em colaboração com a escola Superior de Biotecnologia do Porto, traduzem-se em manuais que apresentam uma metodologia para que o cidadão comum e as várias entidades do Concelho possam desenvolver os seus próprios planos de sustentabilidade e destinam-se a públicos-alvo específicos, nomeadamente Escolas, Empresas, Associações e o Cidadão comum e serão disponibilizados neste Portal.

 

Foi também apresentado o Concurso de Sustentabilidade Local + Maia. Com metodologia em tudo idêntica a de uma Agenda 21 Local, é dirigido aos cidadãos em geral, residentes, trabalhadores ou estudantes na Maia, que poderão concorrer singularmente ou em equipa, e tem como principal objectivo premiar projectos que promovam iniciativas locais, exequíveis e sustentáveis e que possam vir a contribuir para a melhoria da qualidade de vida ou para fomentar um espírito de cidadania activa na comunidade maiata.

A apresentação pública da Agenda 21 Local da Maia também marcou a oficialização da política de Sustentabilidade Local que a autarquia tem vindo a desenvolver, a diversas escalas, através da assinatura dos compromissos de Aalborg, que servem de ponto de partida para o processo de estabelecimento de metas e reforçam os princípios definidos na Carta de aalborg, através da implementação prática de um conjunto de princípios de Sustentabilidade.

 

Foto Reportagem do Evento

Acções do Documento