Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Alunos da Maia, descobrem o Leça selvagem

Alunos da Maia, descobrem o Leça selvagem

Visita à nascente do rio Leça - uma agradável surpresa

Ao rio Leça está normalmente associada uma imagem de  poluição e falta de civismo por parte das populações que habitam nas suas margens.

Pois bem, foi precisamente com o objectivo de refutar esta ideia, que cerca de 150 crianças das Escolas E. B.1 de Gueifães, Agra e Azenha Nova, nos dias 20 e 21 de Novembro, participaram na visita de estuda à sua nascente, no Monte Córdova, na Freguesia de Redundo, concelho de Santo Tirso.

A visita, está inserida no Plano de Educação Ambiental, promovido pelo Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, no qual todos os estabelecimentos de ensino do concelho se podem inscrever.


Rio leçaRioleça1
Inicio do percurso pedestre
Nascente do Rio Leça

O percurso pedestre  tinha inicio  junto a uma pequena represa , rumo à nascente do rio. Ao longo do mesmo, os participantes tiveram oportunidade de aprender a interpretar a sinalização de um percurso pedestre, ao mesmo tempo que descobriam as principais espécies de flora que os rodeavam.

Junto da nascente, foi explicado aos participantes, as principais razões que levam ao aparecimento da água à superficie naquele local e também que nos meses mais quentes do ano, a nascente do rio Leça, seca, aparecendo a água umas centenas de metros mais abaixo numa antiga mina, junto à povoação.


De volta ao autocarro, os participantes eram agora dirigidos para o local de Pereiras, um espaço agradável, na margem esquerda do rio Leça, bordejado por enormes Carvalhos, Amieiros e Salgueiros. Aqui, depois de reconfortado o estômago, foi explicado aos alunos o modo de funcionamento da Serração Hidráulica de Pereiras, que aproveitava a força motriz da água, para produção de tábuas das várias espécies de árvores existentes no local.


 Rioleça4 Rioleça7
 Serração Hidráulica de Pereiras
 Lanche em Pereiras


A última etapa da visita, teve inicio no Povoamento de Interesse Público de Valinhas, classificado desde 1940, pela antiguidade dos exemplares de Carvalho Alvarinho (Quercus robur L.), com destino às quedas de água de Fervença, no rio Leça. No local, os participantes tiveram oportunidade de observar a bravura deste belo rio e comtemplar a paisagem verdejante, caracterizada por veigas de elevada produtividade nas margens do Leça.


 rioleça8 rioleça9
 Queda de água
 Passagem em Pereiras

Acções do Documento