Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Área Metropolitana do Porto será a capital europeia da Náutica

Área Metropolitana do Porto será a capital europeia da Náutica

Os XV Jogos Náuticos Atlânticos, que vão ter lugar na Área Metropolitana do Porto, entre 1 e 6 de Agosto de 2009, foram apresentados oficialmente numa reunião do Comité Internacional que aconteceu no Porto, nos dias 14 e 15 de Novembro. Nesta reunião, que contou com a participação de nove das regiões Atlânticas, foi reiterada a importância competitiva, cultural e económica deste evento.
Quando 2009-08-01 08:00 até
2009-08-06 21:30
Onde Área Metropolitana do Porto
Nome do Contacto
Telefone do Contacto 919 582 512
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Os XV Jogos Náuticos Atlânticos vão manter a sua estrutura habitual, privilegiando um vasto programa dedicado ao desporto e à cultura.

Ao nível desportivo, a competição em Canoagem, Remo, Subaquáticas, Vela e Surf, a cargo das Federações Náuticas Portuguesas, adivinha-se ao mais alto nível. Além das cerimónias de inauguração e de encerramento, a sua vertente cultural e turística será reforçada, apostando, em diversas actividades, como um Festival de Música Celta, um Festival Folk e uma Feira de Turismo. Ao nível económico, o destaque vai para o Mercado Celta.

Nesta reunião do Comité Internacional dos Jogos Náuticos Intercélticos e do Espaço Atlântico, que contou com a presença de representantes das regiões do Norte de Portugal, Galiza com a presença da Marta Souto González - Directora Xeral Consellaría de Cultura e Deporte, Aquitânia, Bretanha, Cornualha, Catalunha, País Basco, País de Gales e Irlanda.

Definiu-se uma filosofia de participação das delegações mais abrangentes, ou seja, o convite é para que estas, além de participarem ao mais alto nível desportivo, tenham um papel activo nas actividades culturais.

No Porto, que funcionará como principal centro de aquartelamento, vão ter lugar a Cerimónia de Abertura, as competições no mar de Canoagem e Remo e ainda a Feira de Turismo. As modalidades de subaquáticas, Remo e Canoagem serão disputadas no Município de Gaia, no qual também irá acontecer o Festival de Música Celta e o Mercado Celta. Matosinhos vai ser palco das competições de Vela, Surf e de Natação com barbatanas, do Festival Folk, da Festa do Mar e do Festarte e ainda a Cerimónia de Encerramento.

A Área Metropolitana do Porto, a INTERCÉLTICA - Associação Cultural, Desportiva e Turística, a PRIMUS - Promoção e Desenvolvimento Regional, SA, os Municípios de Gaia, de Matosinhos e do Porto, a Gaianima - Equipamentos Municipais, E. M., a MS - Matosinhos Sport E. M. e Porto Lazer E. M. são as entidades organizadoras dos JOGOS 2009 que, segundo o seu Comité Internacional, reúnem todas as condições para fazer destes um êxito.

Mais informação sobre este evento…

Acções do Documento