Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Bolotada no Parque de Avioso - S. Pedro

Bolotada no Parque de Avioso - S. Pedro

Acção de sementeira de bolotas no Parque de Avioso - S. Pedro, que contou com a participação de mais de uma centena de Escuteiros.


No passado dia 27 de Outubro de 2007, decorreu no Parque de Avioso - S. Pedro, uma acção de Sensibilização Ambiental para a importância da manutenção da Floresta Autóctone, através da sementeira de bolotas de Carvalho-Alvarinho (Quercus robur) e Sobreiro (Quercus suber).

Na actividade participaram cerca de 120 Escuteiros de 3 Agrupamentos distintos:

  • CNE - Agrupamento 95 - Maia;
  • CNE - Agrupamento 8 - Águas Santas;
  • CNE - Agrupamento 525 - S. Pedro de Fins.

Dos Lobitos aos Exploradores, todos colaboraram na propagação das 2 espécies mais representativas do Parque de Avioso - S. Pedro, de duas formas distintas - em garrafas de água reutilizadas e em 4 zonas do Parque, previamente seleccionadas para o efeito. No total, foram semeadas em garrafas reutilizadas, cerca de 200 bolotas enquanto que no terreno foram semeadas e sinalizadas aproximadamente 150 bolotas.

Para a sementeira no terreno, foram distribuidas ferramentas de jardinagem e estacas de forma a sinalizar cada semente, evitando assim, o corte das jovens árvores nas acções de limpeza e manutenção do Parque.

No final da actividade, os Agrupamentos de Escuteiros participantes, tiveram oportunidade de efectuar uma transplantação para local definitivo de 1 exemplar de Carvalho ou Sobreiro, que posteriormente serão identificados com uma placa alusiva à actividade.

Terminada a actividade, e com a felicidade estampada no rosto, todos afirmaram que foi uma manhã em cheio, em contacto com a natureza, promovendo o seu desenvolvimento.

BolotadaBolotada1Bolotada2Bolotada3

Acções do Documento