Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Curso de Identificação de Flora Silvestre (Árvores e Arbustos)

Curso de Identificação de Flora Silvestre (Árvores e Arbustos)

Realiza-se, nos dias 29 e 30 de Março, o Curso de Identificação de Flora Silvestre (Árvores e Arbustos), iniciativa da associação ALDEIA, em Miranda do Douro.
Quando 2008-03-29 09:00 até
2008-03-30 17:00
Onde Miranda do Douro
Nome do Contacto
Telefone do Contacto 962 255 827 ou 913 043 628
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal


O curso - que prevê saídas de campo na região para recolha de especimens e interpretação de habitats naturais - "pretende iniciar os participantes na identificação das principais famílias de árvores e arbustos autóctones, alertando para importância da sua preservação, bem como apresentar características gerais da ecologia das espécies como os mecanismos de propagação e adaptações ecológicas á perturbação", explicam os organizadores.

"As árvores e arbustos sustentam inúmeras espécies que aqui vêm assegurados abrigo, locais de reprodução e nidificação, alimento, e refúgio de predadores. Servem de corredor de comunicação nas paisagens entre diversos ecossistemas, aumentando desta forma a diversidade de aves nos terrenos agrícolas devido ao efeito de corredor de ligação".

"Têm um papel insubstituível na salvaguarda da biodiversidade, são fonte de regeneração e oxigenação do ar que respiramos, e através da função sequestradora de dióxido de carbono contribuem em larga escala para a diminuição do aquecimento global".

"Diminuem a erosão dos solos limitando a escorrência superficial e conservando a água subterrânea fundamental para inúmeras espécies vegetais, diminuindo também o risco de cheias sobretudo nas cidades".

"Também as galerias ripícolas constituem uma parte essencial para o funcionamento dos ecossistemas fluviais, pela sua função de filtro biológico de nutrientes e de diversas substâncias poluentes, e pela retenção dos sedimentos da erosão hídrica, fomentando a biodiversidade e a produtividade biológica".

Mais informação sobre este evento…

Acções do Documento