Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Curso de Líquenes como Bioindicadores de Poluição Atmosférica

Curso de Líquenes como Bioindicadores de Poluição Atmosférica

Os líquenes são seres vivos muito simples caracterizados pela simbiose formada por um fungo e uma alga. Podem assumir-se sob diversas formas, cores e tamanhos, e colonizam os mais inóspitos habitats.
Quando 2008-02-23 09:00 até
2008-02-24 18:00
Onde Vimioso
Nome do Contacto
Telefone do Contacto 962255827 ou 913043628
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal


Pelas suas propriedades antibióticas, antivirais e muitas outras, os Líquens, têm sido utilizados nos mais diversos sectores da indústria, como a farmacêutica e a perfumaria, em vastas áreas de investigação e mesmo na tinturaria e culinária. Outra utilidade de excelência reside nas suas características como bioindicadores, daí terem na actualidade um papel muito significativo em estudos de bioindicação e biomonitorização da qualidade atmosférica.

Diferentes espécies tem resistência distinta á poluição, pela sua vulnerabilidade às alterações ambientais, podem ser utilizados no auxílio á identificação de áreas merecedoras de estatuto de protecção. As espécies mais sensíveis têm tendência a desaparecer dos locais mais contaminados, assim, o mapeamento da biodiversidade de líquenes permite inferir da qualidade do ar numa região.

A biomonitorização permite pela via experimental avaliar a resposta dos organismos vivos à poluição com a vantagem de ter custos reduzidos.
Assumindo a sua sensibilidade, a sua diversidade declina em áreas poluídas. Os métodos de biomonitorização permitem avaliar e verificar se certos limites e normas estabelecidas pela legislação, agências ambientais e órgãos de promoção da saúde e bem-estar humanos são efectivamente cumpridos.

Com este curso pretende-se dar a conhecer a ecologia destes peculiares seres, bem como a sua utilidade como bioindicadores, apresentando aos participantes os principais métodos utilizados nesta temática.

O curso tem previstas saídas de campo no Vale do Sabor, para identificação e interpretação de habitats naturais, onde os participantes poderão apreciar a paisagem característica do vale do rio Sabor, e contemplar o seu valor ecológico.

Mais informação sobre este evento…

Acções do Documento