Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / ESTRATÉGIA LIPOR 2M

ESTRATÉGIA LIPOR 2M

A LIPOR apresenta hoje, dia 19 de Junho, no Seminário - Resíduos e Carbono: Novos Mecanismos de Gestão, o Projecto - Avaliar e Valorizar as Emissões de Gases com Efeito de Estufa das Actividades LIPOR.

Este estudo, desenvolvido em parceria com a E. VALUE, tem como objectivo a identificação e quantificação, nos contextos regional e nacional, das actividades do universo em Lipor matéria de emissões de gases com efeito de estufa.

Este objectivo implicou a elaboração de um inventário de emissões com referência a um ano base (2006) e a definição de cenários de projecção de emissões enquadrados na execução do Plano Estratégico para a Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos do Grande Porto (2007-2016) e no calendário de compromissos nacionais em matéria de alterações climáticas.
O âmbito do estudo inclui as actividades principais da Lipor (gestão de resíduos urbanos) e as actividades de suporte, nomeadamente, mobilidade e consumo de energia.

Com base na análise das projecções obtidas, tendo por base o cenário definido no Plano Estratégico para a Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos do Grande Porto, estima-se, no horizonte 2020, a redução das emissões de GEE das actividades em 31%.

A Estratégia LIPOR 2M – menos Resíduos menos Carbono pretende ser uma resposta sectorial às novas exigências dos temas considerados actuais e prioritários: resíduos, clima e carbono, desenvolvendo e fomentando uma economia de baixo carbono.

Esta Estratégia será desenvolvida em torno de 4 eixos fundamentais de actuação:
1) conhecer o perfil de emissões de GEE das actividades da LIPOR;
2) reduzir emissões e compensar emissões inevitáveis;
3) promover a literacia do carbono e resíduos;
4) desenvolver e fomentar uma economia de baixo carbono.

Este é mais um passo no nosso comprometimento para com a Comunidade, tendo já sido desenvolvidas várias actividades cuja compensação de emissões de carbono associados têm privilegiado a área florestal CarbonoZero do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Acções do Documento