aru.png

Poll
Tem conhecimento do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia da Maia?
 Sim, tenho conhecimento.
 Desconheço a sua existência.
 Tenho conhecimento, mas desconheço a localização.
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Guias de Sustentabilidade do Concelho da Maia

Guias de Sustentabilidade do Concelho da Maia

Querer ter uma participação activa na construção de um melhor ambiente físico e social é o primeiro passo para a obtenção de uma sociedade mais equilibrada, mais humana e mais sustentável.

 

Este é o mote dos Guias "+ Sustentável - querer é poder". Através de uma linguagem clara e objectiva auxiliada por uma imagem baseada na ideia de que querer é poder pretendemos transmitir a ideia de que tudo é possível quando a intenção é positiva.

Os Guias "+ Sustentável" foram criados numa perspectiva de educação para o desenvolvimento sustentável e para o exercício de uma cidadania responsável, direccionando-se aos seguintes públicos-alvo:

  • Escolas (de vários níveis de ensino)
  • Empresas (dos vários sectores de actividade)
  • Cidadãos (público heterogéneo)
  • Associações

 

Estes Guias traduzem-se em manuais que apresentam uma metodologia para que o cidadão comum e várias entidades do Concelho possam desenvolver os seus próprios planos de acção, rumo à sustentabilidade, articulados com as políticas municipais, contribuindo assim para a prossecução conjunta de objectivos.

 

Os "Guias + sustentável" são como cadernos, como elementos de trabalho, que seguem uma linha conceptual comum a cada um deles e que mais do que fornecer competências gerais, fornecem, a vários sectores da população, ferramentas úteis que não só incentivem a incorporação de "novos" estilos de vida, que chamaríamos de comportamentos responsáveis e de olhos postos no futuro, como apresentam soluções concretas (e realizáveis) para ultrapassar problemas específicos da actualidade e que constituem barreiras à sustentabilidade.

Os quatro Guias definem de forma directa e esquemática o que "queremos" e o que "podemos" fazer para atingir esse intento (visto da perspectiva de cada um dos públicos a quem se destinam). Os guias ajudam ainda a clarificar "porque queremos" fornecendo ao leitor dados actuais e rigorosos sobre a situação do tema abordado e que justificam a necessidade de tratar essa prioridade da sustentabilidade local e global.

A escolha dos abordados nos Guias, foi baseada nos 7 desafios essenciais para atingir a sustentabilidade na Europa, definidos na Estratégia da União Europeia para o Desenvolvimento Sustentável:

  • Combater as alterações climáticas
  • Proteger os recursos naturais: água
  • Proteger os recursos naturais: biodiversidade
  • Consumir melhor
  • Uma vida saudável
  • Uma comunidade mais justa
  • Um Mundo mais justo


Utilize os links abaixo para ter acesso em formato pdf aos quatros Guias:


Uma Vida + Sustentável

Uma Escola + Sustentável

Uma Empresa + Sustentável

Uma Associação + Sustentável


Para ter acesso ao Guia do Cidadão "Uma Vida + Sustentável" na versão impressa, por favor envie um email com os seus dados pessoais (nome e morada) para ambiente@maiadigital.pt  ou dirija-se ao Compleo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta e solicite o mesmo.

Acções do Documento