Entrar
Esqueceu a sua senha?
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Maia recebe galardão EcoXXI

Maia recebe galardão EcoXXI

A Câmara Municipal da Maia foi distinguida pela Associação Bandeira Azul da Europa.


Foram entregues no passado dia 16 de Março as primeiras bandeiras verdes ECOXXI, atribuídas 20 dos 41 minicípios que durante o ano 2006 se candidataram a este galardão, cujo objectivo é o de promover as boas práticas relativamente a politicas de sustentabilidade, com especial ênfase na vertente da promoção da educação ambiental  em conjunto com a aferição de outros parâmetros de qualidade ambiental.  A cerimónia decorreu na Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal), no Porto.

Visando contribuir para o fortalecimento de acções continuadas em prol do desenvolvimento sustentável, através do reconhecimento dos compromissos assumidos por cada minicípio relativamente à educação e qualidade ambientais, a Fundação para a Educação Ambiental em Portugal – Associação Bandeira Azul da Europa (FeePortugal - ABAE) iniciou em 2005 este projecto com os municípios tendo nesse ano experimental sido recebidas  38 candidaturas. Em 2006 foram 41 os municípios candidatos.

Este Projecto, que procura também assinalar o início da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, contou com o precioso contributo de um conjunto de pessoas e entidades que constituem o júri nacional  sem as quais não teria sido possível a esta Associação analisar criteriosamente a informação fornecida pelos municípios.  Após a recepção das candidaturas para 2006, procedeu a Comissão Nacional ECOXXI, à avaliação e validação da informação recebida. Os 41 municípios que participaram no ecoxxi 2006 foram:

ALANDROAL; ALBUFEIRA; ALCOBAÇA; AZAMBUJA; BRAGANÇA; CABECEIRAS DE BASTO; CALDAS DA RAINHA; CAMINHA; CANTANHEDE; CASCAIS; COIMBRA; ÉVORA; FARO; FELGUEIRAS; GAVIÃO; GOLEGÃ; LAGOS; LOULÉ; MACEDO DE CAVALEIROS; MAIA; MATOSINHOS; MEALHADA; OEIRAS;  PENICHE; POMBAL; PONTA DELGADA; PORTALEGRE; PORTIMÃO; PORTO; PORTO SANTO; SANTO TIRSO; SÃO BRÁS DE ALPORTEL; SETÚBAL; SEVER DO VOUGA; TAVIRA; TORRES NOVAS; TORRES VEDRAS; TROFA; V.FRANCA DE XIRA; VILA NOVA DE GAIA.

Relativamente aos municípios envolvidos e tendo por base de aferição os indicadores constantes do projecto que compõem um índice global de sustentabilidade, decidiu a Comissão Nacional atribuir 20 bandeiras verdes (a todos os municípios com pontuação superior a 50%).

Mais importante ainda, é o facto de terem sido lançadas as pistas, para que estes e outros municípios possam desenvolver medidas necessárias para trilhar o caminho da sustentabilidade.

Para ter acesso à listagem da classificação geral dos municípios, clique aqui.

                               Eco xxi galardão                                Eco xxi conjunto                                                

Acções do Documento