Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Maia reconhecida com o galardão Eco XXI, pelas boas práticas de sustentabilidade no Concelho

Maia reconhecida com o galardão Eco XXI, pelas boas práticas de sustentabilidade no Concelho

A Câmara Municipal da Maia, obteve, pelo segundo ano consecutivo, o Galardão Eco XXI, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), aos Municípios portugueses que se destacaram pelas boas práticas de sustentabilidade ao nível do Município.


A ABAE tem vindo a desenvolver, em Portugal, Campanhas, Projectos e Programas vocacionados para a mudança de comportamentos, através da sensibilização e educação ambiental, dirigidos a diversos públicos-alvo.

Um dos programas desenvolvidos pela ABAE é o programa “Eco-Escolas”, que se destina ao universo escolar, com o objectivo de encorajar e premiar o trabalho desenvolvido no âmbito da educação ambiental, e através do qual a autarquia tem envolvido as Escolas da Maia, no sentido de desenvolverem projectos sobre as temáticas ambientais propostas para obtenção do galardão “Eco-Escola”, tendo sido galardoados, desde há dez anos, vários Estabelecimentos de Ensino do Concelho.

O projecto “Eco XXI” surgiu no ano de 2006, no sentido de reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas a nível municipal, tendo sido endereçado aos Municípios portugueses um convite para participarem, apresentando os projectos desenvolvidos e em curso conducentes à sustentabilidade do seu Município.

O “ECOXXI” pretende, desta forma valorizar um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados fundamentalmente em dois pilares – a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Para a aferição da sustentabilidade de cada Município que apresente a candidatura ao “ECOXXI” foi criado, pela ABAE, um conjunto de vinte e três indicadores, que são constituídos pela agregação de informação e de índices que visam a caracterização de diversos sectores municipais, nomeadamente indicadores ao nível da Educação Ambiental, Instituições, Conservação da Natureza, Água, Resíduos, Energia, Transportes, Ruído, Ar, Ordenamento do Território, Agricultura e Turismo.

No ano de 2007, a ABAE reiterou o convite aos Municípios portugueses, para apresentarem a sua candidatura a este projecto, definindo, uma vez mais, a obtenção da atribuição do estatuto de Município “Eco XXI”, aos Municípios que preenchessem, no mínimo, 50 % dos indicadores propostos, de modo a constatar-se a existência de um índice positivo.

Deste modo, dos 37 Municípios que se propuseram a este exercício de análise e reflexão, o Concelho da Maia encontra-se entre os 22 Municípios galardoados com a Bandeira Verde, obtendo o estatuto de Município “Eco XXI”.

A Associação Bandeira azul reconheceu assim, a participação do Município da Maia no “Eco XXI”, cuja candidatura alcançou os objectivos definidos para o ano de 2007, distinguindo-se por evidenciar o exercício das boas práticas relativamente a políticas de sustentabilidade.

Neste sentido, está prevista uma cerimónia pública de atribuição das bandeiras verdes "Eco XXI", aos Municípios galardoados, que decorrerá, no próximo dia 31 de Março, no Centro Cultural de Cascais.

Durante a cerimónia serão ainda entregues, aos Municípios premiados, uma medalha e um diploma pela participação no projecto.

Acções do Documento