Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Manifestação Ambiental no Rio Douro

Manifestação Ambiental no Rio Douro

A Organização de Promoção dos Ecoclubes em Portugal, realizará a sua primeira Manifestação Ambiental, que ocorrerá no Rio Douro.
Quando 2007-06-30 10:00 até
2007-07-01 17:00
Onde Barragem Crestuma/Lever - Ribeira do Porto
Nome do Contacto
Telefone do Contacto 916044707 ou 939770216
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal


Os Ecoclubes são espaços de participação juvenil, liderados pelos próprios jovens, que organizam acções que promovem a qualidade de vida das comunidades. Surgiram na Argentina e actualmente são cerca de 450 Ecoclubes, em 20 países, envolvendo mais de 10.000 jovens. Em Portugal surgiram em 2005 e actualmente existem sete Ecoclubes, predominantemente na zona norte do país.

Com esta actividade pretende-se sensibilizar a população para as questões ambientais, promover o associativismo juvenil e a interacção e cooperação entre diferentes associações.

Para que os objectivos da actividade sejam alcançados, será indispensável o vosso apoio. Na verdade, só com a participação activa do maior número possível de entidades e grupos associativos, poderemos promover a interacção, tão necessária para que surjam novas formas de cooperação entre associações com objectivos comuns. Por outro lado, para que se consiga divulgar o associativismo juvenil e alertar a população em geral para as problemáticas ambientais, será necessário uma participação considerável que possibilite mobilizar os mais variados meios de comunicação (Televisão, rádios, Jornais,…).

A manifestação ambiental será então feita sob a forma de uma descida do rio Douro em jangadas desde a barragem Crestuma/Lever até à ribeira do Porto. Preferencialmente as jangadas deverão ser feitas reutilizando materiais, e deverão ter nas respectivas velas frases alusivas à protecção do meio ambiente. Na impossibilidade de se construir jangadas, será possível também juntar-se a esta manifestação com outro género de embarcações, desde que não motorizadas. Toda a actividade será acompanhada por um grupo de bombeiros e sapadores.

A concentração dos participantes ocorrerá no dia 30 de manhã na barragem de Crestuma/Lever. Cada participante deverá levar o seu lanche e almoço. O jantar será fornecido pela organização, já no local de pernoita (areínho de Avintes). Esta será feita em regime de acampamento. No dia seguinte, voltaremos à aventura para o último troço até à ribeira de Gaia. Cada associação ficará responsável pelo transporte da(s) sua(s) jangada(s) ou embarcações, bem como por arranjar um colete de salvamento para cada elemento.

Para os grupos ou associações que não tenham seguro de actividades, este será feito pela Organização de Promoção dos Ecoclubes em Portugal, sem qualquer encargo financeiro para os respectivos grupos ou associações. Neste caso, deverão aquando da inscrição, fornecer-nos os seguintes dados de cada elemento participante: nome completo, data de nascimento, número do bilhete de identidade e número de contribuinte.

Acções do Documento