Entrar
Esqueceu a sua senha?
.
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Olimpíadas do Ambiente regressam com novidades para a 14ª edição

Olimpíadas do Ambiente regressam com novidades para a 14ª edição

A Comissão Organizadora das XIV Olimpíadas do Ambiente (OA) tem o prazer de anunciar o lançamento de mais uma edição do projecto. As OA constituem uma sólida e dinâmica opção, para motivar a efectiva integração dos conceitos e práticas ambientais no ensino formal, nas escolas portuguesas.
Quando 2009-01-08 09:00 até
2009-05-03 17:00
Onde Açores
Nome do Contacto
Telefone do Contacto 225 580 032
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Esta iniciativa tem uma larga abrangência na comunidade escolar, sendo destinada a alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e a professores de todas as escolas nacionais.

Promovendo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o projecto pretende que jovens e professores aprofundem o conhecimento sobre a situação ambiental portuguesa e mundial, desenvolvam competências para investigar e resolver problemas ambientais e adoptem comportamentos que protejam o Ambiente.

Mais do que um concurso, as OA pretendem dotar os participantes de conhecimentos que sejam aplicáveis nas práticas do dia-a-dia. Durante as fases do projecto são apreendidos conceitos e adquiridas ferramentas que contribuem para a construção da sustentabilidade local. Os jovens que passam pela experiência são capazes de efectuar escolhas mais conscientes e estender as boas práticas adquiridas a toda a comunidade envolvente.

O projecto, organizado pelo Instituto INTERVIR MAIS da Universidade Católica Portuguesa, Quercus e Zoomarine, é reconhecido pela Presidência da República, que atribui o seu Alto Patrocínio. As diversas edições anteriores envolveram já mais de 325.500 alunos e milhares de professores, entre outros agentes educativos e parceiros.

Assumindo um formato inovador, a 14ª edição da iniciativa pretende despertar cada vez mais o interesse da comunidade escolar, para as questões ambientais. Foram, para isso, desenvolvidas novas modalidades de participação para os alunos, contando ainda com a possibilidade de participação individual dos professores e escolas:

  • Ambiente à Prova - À semelhança de anos anteriores,  os alunos são desafiados a testar os seus conhecimentos sobre o Ambiente;
  • Ambiente e Cidadania - Os Professores são desafiados a apresentar as acções  (com reflexo no Ambiente) que idealizaram e promoveram na comunidade escolar;
  • Ambiente e Arte -  As Escolas são desafiadas a criar, graficamente, o cartaz das XV Olimpíadas do Ambiente (2009-2010).

As inscrições encontram-se abertas e poderão ser efectuadas até ao dia 19 de Dezembro 2008, através da página oficial do projecto www.esb.ucp.pt/olimpiadas.

No mesmo endereço electrónico podem ainda ser consultadas todas as informações relativas aos projecto, nomeadamente o regulamento e documentos referentes à edição anterior.

Mais informação sobre este evento…

Acções do Documento

.