Entrar
Esqueceu a sua senha?
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Pacotes de sumo e de leite depositados no Ecoponto amarelo

Pacotes de sumo e de leite depositados no Ecoponto amarelo

Os pacotes de leite e de sumo vão passar a conter a indicação de que devem ser depositados nos contentores amarelos (embalagens) dos sistemas de reciclagem, eliminando a referência aos ecopontos azuis (papel).

Portugal era, há mais de oito anos, o único país da Europa onde era recomendada a colocação destes pacotes no contentor azul – uma indicação dada quer pela Tetra Pak, a empresa que comercializa a maior parte deste tipo de embalagens, quer por municípios e pela entidade gestora do sistema SPV (Sociedade Ponto Verde).

Apenas algumas autarquias e entidades, como a Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto) e a Valorsul (empresa intermunicipal de gestão de resíduos da Grande Lisboa), contrariavam esta indicação, recomendando a colocação das embalagens de líquidos alimentares no ecoponto amarelo.

"Os argumentos de ambas as partes foram-se mantendo válidos e não parecia possível um consenso, levando a situações até bizarras como as de consumidores que tinham de seguir uma regra na sua zona de residência e outra diferente no seu local de trabalho", explicou Luís Veiga Martins, director-geral da SPV.

Com o objectivo de uniformizar esta regra, a SPV, a Recipac (Fileira do Papel/Cartão), os sistemas municipais e autarquias aderentes ao sistema Ponto Verde criaram um grupo de trabalho que concluiu ser mais indicado a deposição no contentor amarelo.

"Para facilitar a separação por parte dos consumidores era essencial que se acordasse numa indicação comum para a colocação dos pacotes de leite e sumos. Agora que se chegou a esse consenso, todos nos congratulamos com o resultado alcançado", explicou o responsável.

Também o Ministério do Ambiente se congratula com a decisão, que considera "fundamental para potenciar e estender a todo o país o encaminhamento para reciclagem" deste tipo de embalagens.

Apesar da alteração, muitas das embalagens que circulam actualmente no mercado têm ainda a indicação de que devem ser colocadas no ecoponto azul, uma vez que essa era a indicação da SPV.

Veiga Martins diz que "é natural que durante algum tempo seja esta a indicação que surja nas embalagens", uma vez que, por um lado, é necessário escoar os "stocks" existentes e, por outro, os embaladores precisam de tempo para rectificar a indicação nos rótulos das embalagens.

Acções do Documento