Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / SESSÃO DE FORMAÇÃO SOBRE ECOCLUBES NO COMPLEXO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA QUINTA DA GRUTA

SESSÃO DE FORMAÇÃO SOBRE ECOCLUBES NO COMPLEXO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA QUINTA DA GRUTA

O Departamento de Ambiente e Planeamento Territorial da Câmara Municipal da Maia, ciente da necessidade, cada vez maior, de fomentar a participação e responsabilização dos cidadãos na preservação do Ambiente, tem investido fortemente na Educação Ambiental, através da valorização das Escolas enquanto espaço privilegiado para a promoção dos valores ambientais.
Quando 2009-06-16
de 15:00 até 17:00
Onde Quinta da Gruta - Castêlo da Maia
Nome do Contacto
Telefone do Contacto 229 867 180
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Integrada nesta política ambiental definida, surge a iniciativa da criação de um Ecoclube no Concelho, que se traduz num espaço de participação juvenil, liderado pelos próprios jovens, que organizam acções com o objectivo de promover a qualidade de vida e a sustentabilidade das suas comunidades.

A criação dos Ecoclubes, a nível mundial, teve a sua origem na Argentina, em 1992, a partir de grupos de Escolas que promoviam campanhas de reciclagem junto da comunidade a que pertenciam.

Este movimento alastrou a toda a América Latina, América Central e, mais recentemente, à Europa. Actualmente existem cerca de 450 Ecoclubes, distribuídos por 32 países, envolvendo mais de 10.000 jovens, que formam a Rede Internacional de Ecoclubes (RIE).

Cada Ecoclube é assim constituído por jovens entre os 12 e os 25 anos que definem os seus próprios temas de actuação local, com base em processos de participação pública, nomeadamente através de inquéritos para identificar as carências e os recursos das comunidades, definindo-se, deste modo os temas prioritários, linhas de acção e projectos a desenvolver.

A Rede dos Ecoclubes em Portugal integra 17 grupos, dos quais 9 activos, sobretudo da região do Grande Porto. As actividades que estes jovens têm levado a cabo têm sido essencialmente na área das florestas, água e resíduos. Através de palestras em escolas, campanhas porta-a-porta, exposições, limpezas de florestas, de rios, monitorizações de rios, entre outras o objectivo final é gerar mudança de comportamentos nas pessoas da comunidade local. Mais informação ecoclubes.org

Os Municípios da região Norte que têm Ecoclubes são:

- Fafe - http://ecoclube.verde.minho.googlepages.com/

- Felgueiras - https://sites.google.com/site/ecoclubesaltafronteiras/

- Guimarães - http://ecoclubevivo.wordpress.com/

- Valongo - http://www.hortadaformiga.com/

- Vila do Conde - http://ecoclubedemindelo.blogspot.com/

- Vila Nova de Gaia - http://www.ecoclubinos.blogspot.com/


Neste âmbito, e porque nos parece uma excelente oportunidade, a criação de um Ecoclube no Concelho, como forma de promover a participação efectiva dos jovens na gestão e valorização dos recursos ambientais, convidámos a representante da entidade nacional promotora dos Ecoclubes, Dr.a Sónia Vieira para dinamizar uma acção de esclarecimento sobre Ecoclubes, dirigida aos docentes dos 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Concelho, a decorrer no próximo dia 16 de Junho (3ª Feira), pelas 15.00 horas, no Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta.



Acções do Documento