Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Vila Real vai ter o primeiro circuito automóvel verde em Portugal

Vila Real vai ter o primeiro circuito automóvel verde em Portugal

O Centro de Inovação em Gestão e Ambiente (CIGA) colocou hoje à venda o "Dar à Luz", um pacote com uma lâmpada eficiente e uma árvore autóctone que pretende compensar as emissões de dióxido de carbono (CO2) provocadas pelas corridas de Vila Real.

O "Dar à Luz" pretende, segundo fonte do centro, tornar Vila Real no "primeiro circuito verde" de Portugal.

Carla Santos estima que o 41º Circuito Automóvel Dolce Vita Vila Real, no próximo fim-de-semana de 21 e 22 de Junho, irá libertar 325 toneladas de CO2.

"Ora, para que este valor de CO2 não interferira com o equilíbrio do ecossistema, será necessário substituir 15.500 lâmpadas incandescentes por outras energeticamente eficientes", salientou a responsável do centro sediado em Vila Real.

Carla Santos sustenta que a iniciativa pretende ser uma campanha "de âmbito nacional", envolvendo todos os governos civis do país.

O "Dar à Luz", à venda a partir de hoje ( 13 e Junho de 2008) e até ao final do mês, custa cinco euros e inclui uma lâmpada e uma árvore autóctone, reservando uma percentagem do custo de venda para apoio social à Caritas de Vila Real.

"O objectivo é a redução das 325 toneladas de CO2 e a fixação de 1307 toneladas de CO2, por ano, num carvalhal que irá ser plantado no Outono", salientou a responsável.

In JN


Acções do Documento