Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Members / hugosilva / Visita ao Museu do Papel

Visita ao Museu do Papel

Sábado, dia 7 de Março de 2009, a Campo Aberto e a Quercus Porto organizam uma visita ao museu do papel (Paços de Brandão, Santa Maria da Feira), tendo todos os visitantes oportunidade de participar na oficina dos cartuchos.
Quando 2009-03-07
de 14:00 até 18:00
Onde Santa Maria da Feira
Nome do Contacto
Telefone do Contacto 222 011 065
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Os participantes poderão usufruir de uma  visita guiada com explicações detalhadas bem como, participar na oficina da produção dos cartuchos. Esta, dedica-se a recriar uma sacaria onde os participantes serão convidados a fazer os seus próprios cartuchos, de tamanhos variados e com utilidades distintas, interiorizando "o tempo das mercearias" e valorizando o "papel" do papel em tempos antigos.

É uma oportunidade única para conhecer todo o processo de produção do papel. Este recorre a equipamentos feitos em madeira de pinho e ferro, como a tesoura de cortar o trapo e, a desintegração das fibras da matéria-prima (trapo de algodão / séc. XIX; trapo de algodão e papel velho / século XX) feita através da pila holandesa, vulgarmente chamada de cilindro.

O moinho de galgas, só introduzido na indústria do papel desta região em finais do século XIX, e os diferentes espaços do processo de fabrico, como a Casa do Espande, destinada à secagem, e a Casa do Lixador, destinada à escolha e embalagem do papel são também pontos de interesse e assumem grande importância em todo o processo de reciclagem.

Toda a matéria - prima é conseguida através de um circuito de água que fornece a energia hidráulica necessária para o moinho de galgas, a pila holandesa e a roda do maxão, sendo a máquina contínua accionada por energia eléctrica.

Com uma envolvente única, este museu é o cenário perfeito para passar uma bela tarde de sábado.


Ponto de encontro - Estação de Campanhã - 14.00 h

Mais informação sobre este evento…

Acções do Documento