PMOT's on line
Plano Mobilidade Sustentável da Câmara Maia
simbolomaiaparatodos
Associaçõespng
Inquérito
Quando vai de férias, qual dos seguintes comportamentos costuma adotar:
 Não interferir com a flora e fauna locais
 Escolher destinos mais próximos
 Escolher uma companhia aérea com programas de compensação de carbono
 Comprar produtos locais
 Não comprar artefactos feitos a partir de espécies em perigo
 Respeitar as culturas e tradições locais
 Moderar o consumo de água, escasso em muitos países
 Todos os comportamentos referidos
 Alguns dos comportamentos referidos
 Nenhum dos comportamentos referidos
 
Entrada » Ambiente » Ar » Conselhos ao munícipe » Para manter o bom ar no interior de casa e no local de trabalho…

Para manter o bom ar no interior de casa e no local de trabalho…

 

> Mantenha os edifícios e habitações bem arejados, particularmente quando são novos ou foram recentemente remodelados, após a utilização de insecticidas, nos primeiros dias após a realização de pinturas e a colocação de carpetes.

> Promova a instalação de plantas de interior pois elas são importantes auxiliares da luta contra a poluição em recintos fechados.

> Evite as pinturas e limpezas com produtos contendo solventes. Utilize preferencialmente tintas e vernizes de base aquosa e produtos de limpeza sem solventes. Se não conseguir evitar o uso de produtos químicos como solventes e substâncias químicas para jardinagem, limpeza da casa, etc., feche correctamente as tampas dos produtos, permitindo o mínimo de evaporação possível. Assim, evitará a libertação de compostos orgânicos voláteis que, juntamente com a luz solar ou iluminação artificial, potencia a formação de ozono (O3) troposférico com as suas consequências para a saúde.

> Não bloqueie grelhas ou ventiladores de ar, para que não desequilibre o sistema de ar condicionado). Mobiliário, caixas e outros materiais que estejam perto dos ventiladores de insuflação ou das grelhas de extracção também podem afectar o fluxo de ar.  

> Garanta uma adequada manutenção do ar condicionado. É importante que as serpentinas, o filtro, o ventilador, as aberturas de drenagem, e o termóstato sejam verificados com frequência para evitar problemas de qualidade do ar interior.

> Deposite o lixo correctamente e logo que possível. Ao despejar o lixo diariamente estará a evitar odores e a contaminação biológica.

> Armazene os alimentos correctamente. A comida atrai pragas. Nunca armazene produtos alimentares que se estragam facilmente na sua secretária ou nas prateleiras. Os frigoríficos devem também ser limpos regularmente para evitar odores. Adopte as medidas sanitárias necessárias para evitar pragas e manter a higiene. 

> Comunique imediatamente ao administrador do seu edifício ou das instalações se suspeitar de um problema de qualidade de ar interior. Assim, ajudará a administração a detectar rapidamente a causa do problema para se seja resolvido atempadamente.

Acções do Documento