Você está aqui: Entrada / Ambiente / Biodiversidade e Solo

BIODIVERSIDADE e Solo

A biodiversidade engloba todas as espécies de seres vivos existentes no planeta. E desempenha um papel fundamental para a espécie humana, uma vez que aproximadamente 40% da economia mundial e 80% das necessidades dos povos dependem dos recursos biológicos.

Por sua vez, os solos funcionam como um alicerce da vida terrestre e são formados ao longo do tempo, a partir da rocha através do efeito da chuva, gelo, vento e temperatura e a ajuda dos organismos vivos. Os solos são um substrato essencial à vida humana, porque deles retiramos parte da nossa alimentação e sobre eles, construímos as nossas habitações.

Os solos e a biodiversidade estão ameaçados. Estima-se que a percentagem de extinção de espécies no Planeta seja 1000 a 10000 vezes superior ao normal, e cerca de 2 milhões de hectares do solo terrestre, uma área equivalente a 15% da superfície do Planeta, estejam degradados devido à actividade humana.

Portugal, no enquadramento europeu, é considerado um país rico e diversificado em flora e fauna. Possui um elevado número de endemismos, assim como espécies consideradas como relíquias do ponto de vista genético. No que diz respeito aos solos, 36% do território de Portugal apresenta risco de desertificação.

É necessário um esforço global das nações e de cada um de nós no quotidiano para preservar a biodiversidade e proteger os solos. Saiba como você pode contribuir em Conselhos ao Munícipe.

Poderá encontrar nesta página as Políticas e os Projectos municipais que contribuem para a protecção dos solos e da biodiversidade, conselhos úteis e informação suplementar para os mais interessados

> Políticas

> Projectos

> Conselhos ao Munícipe

> Mais informação

Acções do Documento

classificado em: ,