aru.png

Poll
A Semana Europeia da Mobilidade 2017 tem como tema “A Partilhar Chegamos Mais Longe”. Costuma praticar/utilizar a partilha de veículos nas suas deslocações diárias?
 Sim
 Não
 Não, mas tenciono começar a partilhar
 
Você está aqui: Entrada / Ambiente / Energia / Conselhos ao munícipe / …com a iluminação

…com a iluminação

 

A escolha da iluminação correcta para cada divisão, tendo em conta o tipo de actividades que se realizam em cada espaço, é muito importante para um maior conforto e um consumo mais racional de energia. Para ler procure um local perto de uma janela ou com boa luz natural e atrase ou evite a luz artificial.

  • Sempre que for o último a sair de um compartimento da casa, apague as luzes. Se possível, instale detectores de presença que desligam as luzes quando uma sala está desocupada. 
  • Tente manter as lâmpadas e os globos ou protectores de lâmpadas bem limpos para que a energia gasta seja aproveitada na totalidade.
  • Substitua as lâmpadas normais (incandescentes) por lâmpadas fluorescentes. Para além de obter maior luminosidade, poupa energia. A mudança é cada vez menos restringida, graças à instalação das novas lâmpadas fluorescentes chamadas “compactas”, que é compatível com os casquilhos tradicionais usados para as lâmpadas incandescentes. Apesar do preço da sua aquisição ser superior, uma lâmpada fluorescente usa 75% menos energia do que as típicas lâmpadas incandescentes e duram 10 vezes mais.

Acções do Documento

classificado em: