Você está aqui: Entrada / Ambiente / Resíduos / Conselhos ao munícipe

Conselhos ao munícipe

 Para reduzir os resíduos…


Para reutilizar os resíduos…

>  Tente escolher produtos de longa duração e não produtos de “usar e deitar fora”. Use, por exemplo, pilhas recarregáveis em vez de descartáveis, pois são mais ecológicas e económicas.

>  Procure levar sacos seus para as compras ou tente utilizar o número mínimo de sacos possível (sugestão: utilize sacos de pano em vez de plástico).

>  Utilize os sacos de plástico para depositar os resíduos indiferenciados que não são possíveis depositar nos contentores do ecoponto.

>  Guarde os papéis de embrulho e laços de prendas para que os possa utilizar noutras ocasiões. Muitas embalagens podem ser utilizadas pelas crianças para fazer novos objectos, como porta canetas, fantoches, etc.

Prefira garrafas com retorno (vulgo “tara”).

garrafa vidro

>  Utilize os frascos grandes de vidro para armazenar açúcar, arroz, massa, cereais, especiarias, leguminosas, farinha ou azeitonas. Pode ainda guardar rebuçados, amêndoas da Páscoa, compotas, etc.

>  Reutilize os frascos de vidro para guardar lápis, canetas, pincéis e materiais de escrita, de desenho e de pintura.

>  Utilize o verso das folhas de papel e use os bocados de folhas de papel não escritas para apontar recados, deixar mensagens, etc.

>  As caixas de cartão grandes podem servir para organizar roupas, sapatos, brinquedos, peças decorativas, materiais de limpeza, documentos e para transportar todo o tipo de objectos em ocasiões de mudança de casa ou de posto de trabalho.

 

Para reciclar e contribuir para a reciclagem dos resíduos...

>  Deve espalmar as embalagens de papel e cartão, a fim de reduzir o seu volume, permitindo aumentar a capacidade de armazenamento em casa e assim reduzir o número de deslocações aoEmbalgem espalmada

ecoponto.

>  Sempre que possível, escorra todo o conteúdo das embalagens e espalme-as, de forma a ocuparem menos espaço. Se achar necessário pode passar as embalagens por água, para evitar maus cheiros (como a embalagem do leite).

Utilize um caixote para as embalagens de plástico e metal e, se tiver oportunidade para encaminhar os resíduos orgânicos (restos de comida) para a compostagem, coloque outro caixote para esse fim.

>  As embalagens de vidro, pelo seu maior volume, podem ser armazenadas num outro local da casa, por exemplo numa varanda, despensa ou arrecadação.

>  O papel e o cartão usados podem ser armazenados em qualquer divisão, numa caixa de cartão, por exemplo, dado não provocarem maus cheiros.

>  Pode fazer a reciclagem de papel e cartão em sua casa, de forma simples e utilizar as folhas de papel reciclado para decoração.

>  As embalagens de madeira devem também ser separadas, embora só possam ser depositadas nos ecocentros.

>  Se usar pilhas descartáveis, não as deite no contentor dos resíduos indiferenciados. Coloque sempre no pilhómetro (pilhão).

Para a recolha de objectos volumosos (móveis, electrodomésticos, etc.) ou resíduos verdes de jardim (podas, relvas, etc.) contacte a Linha Verde da Maiambiente, EEM: 800 202 639 (gratuita).

 

Para a deposição de resíduos…

>  Coloque os resíduos indiferenciados (que não podem ser reciclados) em sacos bem fechados.

>  Nunca deixe os sacos de resíduos indiferenciados fora do contentor ou na via pública. Podem abrir-se ou rebentar, sujar a via pública e causar cheiros desagradáveis.

Deixe a tampa do contentor sempre fechada.

Não coloque objectos cortantes dentro dos contentores, porque podem perfurar os sacos e ferir alguém no manuseamento dos resíduos.

>  Não coloque cinzas dentro dos contentores. Mesmo quando parecem apagadas, podem reacender-se e queimar o contentor, com risco de alastrar a viaturas, edifícios e terrenos.

>  Utilize as papeleiras existentes por todo o Município.

>  Caso tenha um cão, utilize as caixas-cão existentes para a recolha dos dejectos.

Deixe os espaços públicos como os encontrou. Não se esqueça que estes são de todos!

 

 

Acções do Documento

classificado em: