Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Ambiente / Resíduos / Projectos / Distribuição e Identificação de Contentores

Distribuição e Identificação de Contentores

De forma a eliminar a recolha de resíduos em sacos não normalizados e a facilitar a obtenção automática de dados para apoio à gestão e informação dos munícipes, a Maiamente, E.M. implementou um sistema-piloto de recolha baseado em contentores individuais com um identificador electrónico.

Esta experiência está a ser desenvolvida na Urbanização do Lidador, freguesias de Vila Nova da Telha e Moreira, por se tratar de uma zona predominantemente de habitações unifamiliares, de acordo com os objectivos do teste. A dimensão da área escolhida teve em conta a disponibilidade de meios humanos e mecânicos.

   
Contentores orgânicos

A distribuição de contentores e a instalação dos identificadores é gratuita.
 

Como complemento deste projecto, está a ser reforçada a rede de ecopontos para a recolha selectiva de materiais valorizáveis e implementada a recolha selectiva de resíduos verdes.

 

Meios:

  1. Os contentores distribuídos são de cor verde, em polietileno de alta densidade, com capacidades entre 90 e 800 litros, em função da produção de resíduos em cada caso.
  2. O identificador electrónico é montado num local protegido do contentor.
  3. A viatura que realiza a recolha destes contentores está equipada com um sistema de leitura dos referidos identificadores.

 

Nota: No caso da capacidade do contentor entregue se revelar insuficiente, contacte a Maiambiente, E.M., para análise e eventual atribuição de equipamento de capacidade adequada.

 

Normas:

  1. O contentor apenas deverá ser utilizado para a deposição de resíduos sólidos urbanos e equiparados.
  2. Apenas será realizada a recolha dos resíduos que se encontrem dentro do contentor.
  3. O contentor deverá ter sempre a tampa fechada, para evitar a propagação de cheiros, entrada de chuva ou atracção dos animais.
  4. Para optimizar a recolha, o contentor deverá ser apresentado à recolha quando a sua capacidade estiver preenchida mais de 50%.
  5. Em caso de roubo, a reposição do contentor é da responsabilidade do utilizador.
  6. Os contentores devem ser colocados no passeio nos dias dedicados a esta recolha e dentro do horário apresentado.

Acções do Documento