aru.png

Poll
A Semana Europeia da Mobilidade 2017 tem como tema “A Partilhar Chegamos Mais Longe”. Costuma praticar/utilizar a partilha de veículos nas suas deslocações diárias?
 Sim
 Não
 Não, mas tenciono começar a partilhar
 
Você está aqui: Entrada / Cidadania / Voluntariado / Conservação ex situ de organismos fluviais

Conservação ex situ de organismos fluviais

No âmbito do projecto de conservação ex situ de organismos fluviais, convidamos todos os interessados a participarem numa acção de voluntariado a realizar na Estação Aquícola de Campelo, nos dias 25 e 26 de Abril de 2009

Quercus

todos

Saturdays, Sundays

animal_protection, trees_gardening, river_cleaning, others

Sobre o projecto de conservação ex situ de organismos fluviais

A Quercus - ANCN, em parceria como ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, o Aquário Vasco da Gama, a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, e tendo a EDP - Energias de Portugal como mecenas principal, está a desenvolver um projecto de conservação ex situ de organismos fluviais considerados considerados criticamente em perigo de extinção.

De entre estas, as que necessitam de medidas de emergência e serão objecto de conservação neste projecto, são cinco espécies de peixes do Oeste e do Sul do País: a boga do Oeste (Achondrostoma occidentale), a boga-portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum), o escalo do Mira (Squalius torgalensis), o escalo do Arade (Squalius aradensis), a boga do Sudoeste (Iberochondrostoma almacai); e três plantas: o narciso do Algarve (Narcissus willkommi), o trevo-de-quatro-folhas (Marsilea quadrifolia) e a Pilularia minuta.

Para tal foram recuperadas instalações da Autoridade Florestal Nacional, localizadas em Campelo, concelho de Figueiró dos Vinhos, junto à ribeira de Alge (bacia hidrográfica do rio Tejo). As instalações são compostas por nove tanques ao ar livre e por um edifício de apoio com duas salas para laboratório e uma sala para apoio. Neste momento, já estão no local 137 peixes.

Mais informações sobre esta oportunidade de voluntariado.



A pernoita em campismo será junto à localidade de Ribeira Velha (a 500 metros de Campelo), numa propriedade particular, devendo cada participante trazer o material de campismo adequado. A organização oferece o espaço para campismo, a utilização dos sanitários para grupos e o jantar-convívio de Sábado.



20

Acções do Documento