Você está aqui: Entrada / Comemoração do Dia Mundial da Árvore

Comemoração do Dia Mundial da Árvore

Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, o Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta providenciou a entrega de sementes Prunus lusitanica (Azereiro) aos Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho.

A Educação e a Sensibilização Ambiental, como instrumento de formação para o fomentar de novas consciências ecológicas, é ponto-chave da atividade desenvolvida pelo Departamento de Ambiente, Planeamento e Gestão Urbana da Câmara Municipal da Maia.


Tendo por base esta estratégia e como forma de assinalar o trabalho desenvolvido, vários dias comemorativos são marcados por atividades que de algum modo despertem a comunidade escolar para as questões mais prementes.


Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, entre os dias 19 e 20 de março de 2014, o Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta providenciou a entrega de cerca de 14.500 sementes de Prunus lusitanica (Azereiro) aos Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho da Maia, tendo sido as sementes gentilmente cedidas pela Direção Geral dos Recursos Florestais - CENASEF.

 

Pretendeu-se, desta forma, proporcionar a todos os alunos envolvidos a possibilidade de realizarem uma sementeira pela qual assumem a responsabilidade dos cuidados inerentes. Ainda, e no sentido de reutilização de resíduos, as sementeiras foram realizadas em recipientes reutilizados, tais como, garrafas, pacotes de leite e/ou sumo ou em copos de iogurte.

 

Os estabelecimentos de ensino envolvidos providenciaram a realização das sementeiras durante o dia 21 de março de 2014.

 

A acompanhar as sementes foram também distribuídos folhetos informativos sobre as características da espécie a plantar.

 

 

Acções do Documento