Você está aqui: Entrada / Desenvolvimento Sustentável / 100.000 Árvores

100.000 Árvores

 

O Projeto Futuro - 100.000 novas árvores nasce no contexto do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto, e visa numa primeira fase a plantação de 100 000 árvores de espécies autóctones na Área Metropolitana do Porto.

São diversas as entidades que, além da Área Metropolitana do Porto, integram esta iniciativa, nomeadamente a Universidade Católica Portuguesa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional-Norte, a Forestis, a Quercus, o Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta, e as Câmaras Municipais, entre as quais a Câmara Municipal da Maia, que desempenham um papel fundamental na instrução e divulgação do projeto a nível local.

O Parque Metropolitano do Leça foi a área selecionada, no Município da Maia, para integrar este Projeto, o que permitirá ainda contribuir para os objetivos traçados no Projeto Corrente Rio Leça, e que consistem em despoluir as linhas de água do Concelho e promover a sua recuperação ecológica.

Nesse sentido, foram propostos alguns troços de intervenção, nas margens do Rio Leça e do seu principal afluente, a Ribeira do Arquinho, para os quais foi traçada uma linha de atuação no terreno, que contemplará diferentes momentos, desde a realização os trabalhos preliminares, à plantação propriamente dita, e posteriormente a manutenção das áreas beneficiadas.

O Projeto coordenado a nível local pela Câmara Municipal da Maia, conta com o apoio dos restantes intervenientes, da população em geral e dos diversos setores da sociedade, por apelo à responsabilidade ambiental e social de todos. Já participaram nas ações a Lipor_Grupo Semente, os SMAS da Maia, Grupo Auchan_Jumbo da Maia, Grupo Cerealis, Grupo Sonae, DomusLidador_Professores da Maia, Espaço Municipal-E.M., Jardiland Maia, Laborial,SA, Estabelecimentos de Ensino e Centros de Dia.  

Até à data foram plantadas, no Concelho da Maia, 1400 plantas, entre espécies ripícolas tais como Sambucus nigra, Sorbus aucuparia, Fraxinus angustifolia, Frangula alnus, Ulmus minor e Salix atrocinerea e outras espécies nativas, tais como Quercus robur, Quercus faginea, Quercus pyrenaica, Arbutus unedo, Castanea sativa, Viburnum tinus.

As primeiras intervenções nos terrenos são de preparação e limpeza seja manual e/ou mecânica, para posterior realização das ações que se traduzem essencialmente em plantações (PLANT), retanchas (RET) e manutenção (MANUT). Em paralelo decorrem ações complementares de sensibilização e educação ambiental.

 

Troços de intervenção no Concelho da Maia

1º mapa - Troços definidos nas Freguesias de Maia e Moreira

2º mapa - Troços definidos no parque de Avioso - S. Pedro

3º mapa - Troços definidos na Freguesia de Águas Santas

 

As ações realizadas no Concelho da Maia traduzem-se essencialmente na limpeza dos troços(LIMP), plantações (PLANT) e retanchas (RET).

Na 1ª Época do projeto (outono-inverno 2011/2012) foram realizadas as seguintes ações:

 

Na 2ª Época (2012/2013), as condições climatéricas adversas limitaram-nos a três ações:

 

Na 3ª Época (outono-inverno 2013/2014), foram realizadas diversas ações entre retanchas, limpezas e ainda plantações em duas novas áreas, nomeadamente um troço de linha de água no Parque de Avioso, e uma mata no Monte da Senhora da Hora em Nogueira e Silva Escura.

 

Estabelecida a parceria com a Jardiland, levámos a cabo 2 dos 4 workshops propostos:

 

 

Iniciámos a 4ª época (outono-inverno 2014/2015) com o 3º e penúltimo workshop deste ano, e ações um pouco por todos os troços e áreas do projeto...esteja atento :)

 

 

Depois de uma época anterior variada em ações e iniciativas, a 5ª época do projeto (2015/2016), cingiu-se à realização de ações de retancha na época de outono-inverno e somente uma ação de manutenção:

 

 

 

No arranque da 6ª época do projeto (2016/2017), há trabalho a retomar em todas as 11 áreas de intervenção do FUTURO…esteja atento!

 

 

Ligação ao blog do Projeto Futuro 100.000 Árvores 

 

 

 

 

Não existem itens nesta pasta.