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A21 Escolar

 

Agenda 21 Escolar

 

O que é a Agenda 21 Escolar?

É um processo que se relaciona directamente com a educação para a sustentabilidade, contempla a relação de uma escola com a comunidade na qual está inserida e constitui um plana de acção estruturado, prático e orientado para a resolução de problema sócio-ambientais da comunidade educativa. É uma adaptação dos princípios e objectivos da Agenda 21 Local, sendo que neste caso a comunidade alvo é a escola.

A Agenda 21 Escolar enquadra-se no âmbito do capítulo 36 da Agenda 21.

 

Quais são os objectivos da Agenda 21 Escolar?

Os objectivos da Agenda 21 Escolar são:

>  Preparar a comunidade escolar para "Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014"

> Permitir que a Comunidade Escolar estabeleça laços de cooperação, responsabilidade partilhada e tenha um impacto positivo nas famílias, nas instituições, entre outros elementos da comunidade envolvente à escola

>  Estimular a criação de parcerias entre a Comunidade Escolar e instituições locais ou com intervenção na escola

>  Fomentar o envolvimento e o interesse dos Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos

>  Desenvolver uma cidadania activa na Comunidade Escolar.

 

Quais são as fases de implementação do processo?

As fases de implementação da Agenda 21 Escolar são:


1. Motivação  

Suscitar o compromisso da comunidade educativa. Orientar o grupo de trabalho coordenador da Agenda 21 Escolar. Sensibilizar e estimular todos os membros da comunidade escolar

2. Reflexão

Repensar a filosofia ambiental e social do estabelecimento de ensino, os aspectos positivos, e o modo como podem ser reforçados, e os aspectos negativos, que deverão sofrer alterações.

3. Diagnóstico

Estimar quais são os problemas sociais, económicos e ambientais, a sua origem e localização.

Identificar as alterações a implementar e definir propostas de actividades/acções a desenvolver.

4. Acção

Elaborar e desenvolver um Plano de Acção hierarquizando e priorizando os problemas mais urgentes.

Estabelecer objectivos para a resolução dos problemas.

Estudar alternativas para solucionar os problemas.

Este Plano deve ser fruto da discussão e consenso entre os vários membros da comunidade escolar em causa. 

5. Avaliação

Avaliar a implementação do plano de acção.

Definir instrumentos de monitorização das acções e resultados obtidos em função dos objectivos propostos.

 

Quem deve ou pode participar?

Podem participar instituições, nomeadamente, Autarquia, Organizações não Governamentais, Associações de moradores, etc., Estabelecimentos de Ensino, professores, alunos, pessoal não docente e a Família, pais, outros familiares e amigos.

 

 

 

Projectos de Agenda 21 Escolar no Município da Maia?

Inserido na temática da Agenda 21 Escolar, a LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto promoveu, durante os anos lectivos 2007/2008 e 2008/2009, um concurso para as escolas, no sentido de estimular os professores/educadores no compromisso com a educação para o desenvolvimento sustentável. O objectivo seria o de entregar um trabalho final que incluísse um Diagnóstico simplificado dos problemas existentes e nos quais se pretende prioritariamente intervir, bem como, identificar os aspectos positivos presentes na escola e um Plano de Acção com a hierarquização dos problemas diagnosticados e propostas de soluções inovadoras para a sua resolução.

As Escolas que participaram na iniciativa "Agenda 21 Escolar" do Município da Maia foram a Escola E.B. 2,3 da Maia, a Escola Secundária de Águas Santas e a Escola E.B. 2,3 Prof. Dr. Vieira de Carvalho (Moreira). Esta última, chegou mesmo a elaborar um Diagnóstico e um Plano de Acção para a escola.

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