Você está aqui: Entrada / Desenvolvimento Sustentável / Guias de Sustentabilidade

Guias de Sustentabilidade

 

Como surgiram os guias de sustentabilidade?

A iniciativa aqui apresentada surge como mais um passo naquele que tem sido o percurso de actuação para a construção de uma cidade onde é bom viver e integra-se numa classe de iniciativas de promoção do conhecimento/estímulo à acção junto de quatro públicos alvo distintos - comunidade escolar, comunidade empresarial, meio associativo e cidadãos.

Imagem_Guias1

Os Guias de Sustentabilidade do Concelho da Maia foram elaborados através de uma parceria que a Câmara Municipal da Maia estabeleceu com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e traduzem-se em manuais que apresentam uma metodologia para que o cidadão comum e as várias entidades do Concelho possam desenvolver os seus próprios planos de sustentabilidade. Destinam-se a públicos-alvo específicos, nomeadamente Escolas, Empresas, Associações e Cidadãos em geral.

Os Guias "+Sustentável" poderão ser obtidos atarvés dos seguintes links:

>  "Uma vida + Sustentável".

>   "Uma empresa + Sustentável".

>   "Uma escola + Sustentável".

>  "Uma associação + Sustentável".

 

A divulgação dos Guias de Sustentabilidade coincidiu com o lançamento da Agenda 21 Local do Município da Maia - o processo maia21.

 

Quais são os objectivos?

Mais do que fornecer competências gerais, pretende-se fornecer, aos vários sectores da população, ferramentas úteis, que não só incentivem a incorporação de novos estilos de vida, que chamaríamos de comportamentos responsáveis e de olhos postos no futuro, como apresentem soluções concretas e realizáveis para ultrapassar problemas específicos da actualidade e que constituem barreiras à sustentabilidade.

Por outro lado, estas ferramentas pretendem apresentar uma metodologia própria para que os cidadãos e as várias entidades do Município possam desenvolver os seus próprios planos de acção.

 

Qual é o conceito dos guias?

Querer é "poder" é assim o lema dos quatro guias de sustentabilidade que focam questões práticas, apresentam soluções concretas e realizáveis para que, ora as escolas, as empresas, o cidadão comum e as associações possam ultrapassar problemas específicos que constituem hoje barreiras à sustentabilidade.

 

 

Imagem_Guias2

 


 

Qual é a abordagem dos guias?

Os guias definem de uma forma directa e esquemática o que "queremos" e o que "podemos" fazer para atingir esse intento (visto da perspectiva de cada um dos públicos a quem se destinam). Os guias ajudam ainda a clarificar "porque queremos" fornecendo ao leitor dados actuais e rigorosos sobre a situação do tema abordado e que justificam a necessidade de tratar essa prioridade da sustentabilidade local e global.

 

Quais são os temas abordados nos Guias de Sustentabilidade?

Os temas propostos nos quatro cadernos são a priori comuns, embora cada um tenha uma abordagem diferenciada indo ao encontro das necessidades do público a que se destina.

A escolha dos temas seguintes, foi baseada nos 7 desafios essenciais para atingir a sustentabilidade na Europa, definidos na Estratégia da União Europeia para o Desenvolvimento Sustentável, adoptada pelo Conselho Europeu de 15/16 de Junho de 2006 e actualmente em vigor.

Os temas são os seguintes:

>  Combater as alterações climáticas

>  Proteger os recursos naturais: água

>  Proteger os recursos naturais: biodiversidade

>  Consumir melhor

>  Uma vida saudável

>  Uma comunidade mais justa

>  Um mundo mais justo

 

 

Imagem_Guias3

 

 

Não existem itens nesta pasta.