aru.png

Poll
Já participou em alguma ação do "Projeto Futuro - 100.000 árvores" no Concelho da Maia?
 Desconheço este projeto
 Conheço, mas nunca participei
 Conheço e já participei
 
Você está aqui: Entrada / DESTAQUES / Município da Maia adere à iniciativa "Rota das Eco-Escolas"

Município da Maia adere à iniciativa "Rota das Eco-Escolas"

Iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para uma Mobilidade Sustentável

No âmbito do desenvolvimento do programa Eco-Escolas, no Município da Maia, através do qual se procura induzir estratégias de intervenção na comunidade, que visem um dia-a-dia mais sustentável, e no seguimento da estratégia de Mobilidade Sustentável, preconizada pelo Município, realizou-se, no passado dia 23 de abril, da parte da tarde, a iniciativa “Rota das Eco-Escolas” – por uma Mobilidade Sustentável, organizada em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa, entidade promotora do programa Eco-Escolas.

 

Através desta iniciativa pretendeu-se, essencialmente, alertar a comunidade para uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento de alunos e professores, das Eco-Escolas do Município (Colégio Novo da Maia, Escola Básica e Secundária do Levante da Maia, Escola Secundária do Castêlo, Escola E.B. 2,3 da Maia e Escola Secundária da Maia), na concretização da “Rota das Eco-Escolas”, que consiste num percurso que liga as Eco-Escolas, e que foi planeado, em conjunto, pelas Escolas participantes e por técnicos municipais.

 

A Rota foi concretizada de forma sustentável – a pé, iniciando-se na Escola mais distante da sede do Município, terminando na que se encontra mais perto, em direção aos Paços do Concelho.

 

Durante o percurso, estava prevista a passagem de um testemunho entre as Eco-Escolas, que consiste numa bandeira e um pergaminho, onde íam sendo anotadas diversas sugestões para a promoção da mobilidade sustentável na área da Escola.

 

O testemunho foi entregue, no final do percurso, pelos emissários das Escolas, aos representantes do Município, num ato simbólico, que decorreu nos Paços do Concelho, pelas 16.30 horas, e onde foram também largados balões biodegradáveis, oferecidos pelo Município da Maia, aos alunos participantes.

 

 

As propostas entregues pelas Escolas serão posteriormente avaliadas, no sentido de serem integradas no Plano de Mobilidade Sustentável do Município da Maia.

Acções do Documento