aru.png

Poll
Tem conhecimento do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia da Maia?
 Sim, tenho conhecimento.
 Desconheço a sua existência.
 Tenho conhecimento, mas desconheço a localização.
 
Você está aqui: Entrada / DESTAQUES / MUNICÍPIO DA MAIA CONSTROI PRIMEIRA COBERTURA AJARDINADA EM EDIFÍCIO PÚBLICO

MUNICÍPIO DA MAIA CONSTROI PRIMEIRA COBERTURA AJARDINADA EM EDIFÍCIO PÚBLICO

A cobertura foi construída no Centro Escolar de Mandim.

 

O Município da Maia, através da Divisão de Ambiente, tem vindo em envidar um conjunto de esforços para a implementação  da Estratégia Municipal para Fomento de Coberturas Ajardinadas que assenta em vários vetores, tendo dado os primeiros passos com o estabelecimento de parceria com a Landlab/Neoturf que se materializou em 2013, em dois momentos:

Workshop técnico – Curso de impermeabilização, paredes verdes e coberturas ajardinadas - neste curso participaram gratuitamente vários técnicos municipais, tendo adquirido conhecimentos especializados sobre o tema;

Conferência Internacional de coberturas ajardinadas vivas Maia` 2013 – que se realizou-se no Fórum da Maia no dia 18 de Outubro de 2013, e trouxe os maiores especialistas mundiais na matéria ao nosso Concelho para partilha de conhecimentos e experiência.

Outro vetor desta estratégia visa a Conversão das coberturas convencionais de edifícios municipais em coberturas verdes - Definir e elaborar projetos de reconversão das coberturas de outros edifícios municipais existentes, diagnosticando edifícios públicos com problemas de eficiência energética, que deverão ser assumidos como prioritários.

Assim, no dia 18 de Setembro de 2015, foi concluída a obra de reconversão do isolamento convencional da cobertura adjacente à biblioteca do Centro Escolar de Mandim, para uma cobertura ajardinada. Trata-se da primeira cobertura ajardinada construída pelos serviços municipais da Maia.

Este tipo de revestimento protege o ambiente, fomenta a biodiversidade, melhora a eficiência energética do edifício e proporciona um enquadramento paisagístico de grande beleza para inspiração dos alunos.

A cobertura propriamente dita possui 60 m2, nos quais foram plantadas 3 variedades de sedum que após consolidação, irão ao longo do ano mostrar-se em diferentes colorações e estados.

Acreditamos que a Biblioteca do Centro Escolar de Mandim, será no momento, no nosso Concelho um local muito aprazível para leitura e contemplação, não só da cobertura ajardinadas como da extensa área verde dos terrenos envolventes que a visão permite alcançar.

 

Fotos da construção da cobertura.

Acções do Documento