Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / DESTAQUES / MUNICÍPIO DA MAIA PROMOVE PASSEIO DE CICLISMO “PEDALAR PELA MAIA” NO ÂMBITO DA ADESÃO AO “EUROPEAN CYCLING CHALLENGE”

MUNICÍPIO DA MAIA PROMOVE PASSEIO DE CICLISMO “PEDALAR PELA MAIA” NO ÂMBITO DA ADESÃO AO “EUROPEAN CYCLING CHALLENGE”

O passeio decorreu no dia 15 de maio (domingo), da parte da manhã, no Concelho da Maia.

 

Passeio "Pedalar pela Maia", promovido no âmbito do

 EUROPEAN CYCLING CHALLENGE 

 

 

 

A Área Metropolitana do Porto (AMP) aderiu ao European Cycling Challenge, que decorreu, em todas as cidades europeias participantes, durante o passado mês de maio. A Team AMP foi a equipa principal que representaou a Área Metropolitana do Porto, desafiando todos os ciclistas urbanos, profissionais e amadores da Região, a juntarem-se a esta competição e fazerem da Área Metropolitana do Porto a grande vencedora deste desafio europeu.

 

 

Esta iniciativa é promovida, anulamente, pela cidade de Bolonha e pela SRM - Agência de Mobilidade de Bolonha, com o objetivo de desafiar diversas cidades europeias para uma competição por equipas entre ciclistas urbanos. Decorre todos os anos durante o mês de maio e está aberta a todas as pessoas que viajam de bicicleta.

 

A iniciativa European Cycling Challenge procura incentivar a mudança de estilo de vida favorecendo uma mobilidade mais ativa e sustentável, reduzindo as viagens de carro. Com uma simples aplicação de telemóvel vai ser possível recolher dados importantes sobre mobilidade que poderão ser relevantes para o planeamento urbano.

 

A aplicação do European Cycling Challenge pode ser descarregada em:

 

 

Para participar, os ciclistas tinham apenas que utilizar em todas as suas viagens de bicicleta a aplicação livre. Todos os quilómetros monitorizados são adicionados à quilometragem da equipa, alimentando a classificação on-line em tempo real e, por outro lado, incentivando as pessoas a utilizar as suas bicicletas, tanto quanto possível, de uma maneira divertida e emocionante.

 

Na aplicação é possível consultar as classificações da Team AMP, com base na quilometragem da equipa por número de habitantes e com base na quilometragem global de equipa, assim como a consulta individual da quilometragem pelos participantes e da classificação das subequipas associadas à equipa principal da AMP.

 

Com o evento European Cycling Challenge, a Área Metropolitana do Porto incentiva não só à prática de desportos associada a um estilo de vida saudável, mas também promove a deslocação em modos suaves, tirando partido do investimento feito pelos municípios da Área Metropolitana do Porto na construção de infraestruturas cicloviárias.

 

A Área Metropolitana do Porto incentivou os cidadãos a competir, pelo que ao divulgar este evento, interessou realçar todas as potencialidades do mesmo:

 

  • Evento dinâmico e inovador;
  • Evento ao ar livre e gratuito;
  • Interesse cada vez maior do público pelo ciclismo e pelo uso da bicicleta como meio alternativo de deslocação;
  • Contacto com a natureza e com paisagens deslumbrantes da Área Metropolitana do Porto;
  • Possibilidade de praticar esta modalidade, durante todo ano;
  • O sucesso alcançado do European Cycling Challenge em anos anteriores;
  • Participação da Área Metropolitana do Porto como equipa principal.

 

Participação, emoções fortes, competitividade, adrenalina e muito espírito metropolitano é o que se espera com este desafio.

 

Ainda neste âmbito, e como forma de assinalar a integração do Município da Maia no European Cycling Challenge, foi promovido, um percurso municipal, no passado dia 15 de maio, domingo, da parte da manhã, com partida às 10.00 horas, da Praça do Doutor José Vieira de Carvalho (frente à Câmara Municipal).

 

Aos cerca de 60 ciclistas participantes, foram oferecidas t-shirt’s, e bebidas energéticas, no início do percurso[i], e ainda um Certificado de Participação, no final do percurso delineado.

 

Durante a manhã, foram ainda dinamizadas diversas atividades de lazer, no centro da Cidade, de modo a promover a atividade física e o convívio entre todos os participantes.

 

A organização da iniciativa contou com a amável colaboração do Grupo Desportivo “Os Maiatos”.

 

 

 

 

 


[i] Limitado ao stock existente.

 

Acções do Documento