Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / Newsletter_DAPGU / N.29 / A AMEAÇA DAS ABELHAS VEIO DA ÁSIA

A AMEAÇA DAS ABELHAS VEIO DA ÁSIA

As abelhas nacionais estão cada vez mais ameaçadas de extinção. Os ataques da vespa velutina, uma espécie predadora que veio da Ásia, entrou em Portugal e está a espalhar-se rapidamente pelo território, dizimando as colmeias.

(VESPA VELUTINA NIGRITORAX)

 

As abelhas nacionais estão cada vez mais ameaçadas de extinção. Os ataques da vespa velutina, uma espécie predadora que veio da Ásia, entrou em Portugal e está a espalhar-se rapidamente pelo território, dizimando as colmeias.

A Vespa velutina nigritorax pertence à classe Hymenoptera, tal como as abelhas. A organização social é constituída por uma rainha, várias obreiras, machos e fundadoras. A vespa velutina é caracterizada por possuir um abdómen preto com 2 finas listas amarelas, possuindo patas amarelas na sua extremidade.

A forma de atuação da vespa velutina inicia-se com uma vespa batedora que procura os ninhos das abelhas comuns europeias, libertando uma feromona para marcação do ninho e para identificação da localização deste, regressando ao seu ninho para alertar as outras vespas que de imediato se dirigem para a colmeia identificada pelo batedor, aguardando à entrada das colmeias, atacando as abelhas assim que estas se aproximam e, uma vez capturadas, cortam-lhes a cabeça, as asas e o ferrão, transportando depois o cadáver para o seu ninho para alimentarem os seus filhotes.

Além de toda a biodiversidade de ecossistemas, os ataques ameaçam não só a produção de mel, bem como a polinização de plantas.

A Vespa velutina é um predador voraz que come o mel e alimenta de abelhas e larvas de abelhas os seus filhotes.

Trinta vespas velutinas podem matar 30.000 abelhas, e atacam em grupos de três a trinta. Uma vez sob ataque, uma colmeia é destruída entre 2 a 48 horas.

Assim, o conhecimento aprofundado da vespa velutina e das melhores formas de combate são o meio para o seu controlo e extermínio, de forma a evitar uma crise na produção agroalimentar. 

No caso de ameaça da vespa velutina deverão contactar as Direções Regionais de Agricultura para se informarem sobre os meios de combate a esta praga.

 

Rui Gonçalo

rui.goncalo@cm-maia.pt

Acções do Documento