aru.png

Poll
A Semana Europeia da Mobilidade 2017 tem como tema “A Partilhar Chegamos Mais Longe”. Costuma praticar/utilizar a partilha de veículos nas suas deslocações diárias?
 Sim
 Não
 Não, mas tenciono começar a partilhar
 
Você está aqui: Entrada / Newsletter_DAPGU / N.34 / MUNICÍPIO DISTINGUIDO COM O GALARDÃO ECOXXI, PELA NONA VEZ CONSECUTIVA, PELA IMPLEMENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE

MUNICÍPIO DISTINGUIDO COM O GALARDÃO ECOXXI, PELA NONA VEZ CONSECUTIVA, PELA IMPLEMENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE

O prémio ECOXXI reconhece todos os Municípios que se destacaram pelas boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível municipal.

 

Inspirado nos princípios da Agenda 21 Local, o ECOXXI avalia a sustentabilidade dos Municípios através de um conjunto de 21 indicadores que visam a caracterização de diversos setores municipais, nomeadamente ao nível da Educação Ambiental, Instituições, Conservação da Natureza, Água, Resíduos, Energia, Transportes, Ruído, Ar, Ordenamento do Território, Agricultura e Turismo.

O Galardão ECOXXI é assim, hoje, um referencial nacional no domínio do desenvolvimento sustentável e um desafio irrecusável por parte das Autarquias que colocam a sustentabilidade no centro das suas estratégias de desenvolvimento.

O Município da Maia, que utiliza esta excelente ferramenta de monitorização, que permite avaliar a estratégia de desenvolvimento do Concelho, desde o ano de 2006, foi, mais uma vez, reconhecido pelas boas práticas em prol do Desenvolvimento Sustentável.

Este prémio reflete o trabalho desenvolvido, em equipa, pelos diversos serviços da Autarquia e o valioso contributo que os técnicos têm dado a este projeto, com grande empenho, dedicação e esforço.

A cerimónia de entrega do galardão ECOXXI, decorreu no dia 18 de setembro de 2015, em Sesimbra, no sentido de distinguir os Municípios que se propuseram a este exercício de análise e reflexão, evidenciado na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade.

O programa ECOXXI completou, este ano, e adicionando o ano experimental, uma década de existência, pelo que o Júri destacou, através de um testemunho, os Municípios que mantêm a bandeira ECOXXI hasteada desde o início.

Consulte aqui a fotoreportagem da cerimónia.

 

Acções do Documento