logo

NEWSLETTER MOBILIDADE

nº 52, 2017-09-13




banner

Boletim Informativo do Departamento de Ambiente, Planeamento e Gestão Urbana da Câmara Municipal da Maia. Descubra as políticas municipais nesta área, os projetos em curso, os principais eventos, conselhos para melhorar a sua qualidade de vida e muito mais...

MUNICÍPIO DA MAIA ASSOCIA-SE À SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2017

 

Município da Maia dinamiza um vasto conjunto de iniciativas, de 16 a 22 de setembro, no sentido de promover uma Mobilidade Sustentável.

 


A Europa celebra o seu maior evento relacionado com os transportes urbanos sustentáveis, todos os anos, de 16 a 22 de setembro.

 Focando-se essencialmente no tema «Mobilidade verde, partilhada e inteligente», a edição deste ano pretende promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos.

Sob o slogan “A partilhar chegamos mais longe”, a campanha deste ano visa dar especial ênfase à utilização de bens ao invés da posse dos mesmos. Os prestadores de serviços disponibilizam os seus bens, recursos ou competências, a vários utilizadores através de uma plataforma fornecida por intermediários.

A Maia associou-se a esta iniciativa promovendo uma semana de atividades diversas de sensibilização para padrões de mobilidade mais sustentáveis, culminando no dia 22, Dia Europeu Sem Carros, com o encerramento ao trânsito motorizado da Praça 5 de outubro, na freguesia do Castêlo da Maia, entre as 9h00 e as 17h00, durante o qual decorrerão atividades no local.

A este conjunto de ações juntam-se as medidas de carácter permanente implementadas/a implementar em 2017, como sejam a criação de uma rede estruturada de infraestruturas de parqueamento de bicicletas, a criação de novas áreas de estacionamento tarifado, a nova sinalética do Ecocaminho e a eliminação de barreiras arquitetónicas no espaço público.

Aceda aqui ao folheto do programa da SEM 2017.

A Sessão de Abertura da SEM decorrerá no próximo sábado, dia 16 de setembro, às 15.00 horas, na Sala D. Pedro IV, da Câmara Municipal da Maia.

 

Mobilidade verde, partilhada e inteligente?

Consulte aqui o Programa da SEM 2017

Consulte aqui as medidas de promoção da Mobilidade Sustentável

 

Esta iniciativa tem enquadramento nos Objetivos 11 e 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável



logo