Você está aqui: Entrada / Noticias / Crescem as potencialidades do segundo maior parque da Área Metropolitana do Porto: o Parque de Avioso – S. Pedro

Crescem as potencialidades do segundo maior parque da Área Metropolitana do Porto: o Parque de Avioso – S. Pedro

Aberto desde 2005, o Parque de Avioso – S. Pedro na Vila do Castêlo da Maia, oferece aos cidadãos uma total de 30 hectares de terreno com diversos espaços e edifícios.
Crescem as potencialidades do segundo maior parque da Área Metropolitana do Porto: o Parque de Avioso – S. Pedro

Parque de Avioso

De entre as características naturais do Parque de Avioso destaca-se a nascente da Ribeira de Avioso no seu interior, a qual juntamente com outras linhas de água, formam a Ribeira do Arquinho. A Ribeira do Arquinho, sendo o maior afluente do Rio Leça, tem uma importância estratégica na Bacia Hidrográfica do Rio Leça, o que, consequentemente, aumenta a importância ambiental que este parque representa.

Existem diferentes espaços onde se podem desenvolver actividades relacionadas com a área ambiental, nomeadamente campos de férias de natureza e formação ambiental de base.

Este local tem assim, como objectivo sensibilizar os visitantes para as problemáticas ambientais, conservação da natureza e património cultural. As actividades promovidas na natureza visam mobilizar a participação da população em geral, assim como promover a floresta autóctone (natural da região). A prova disso é a área natural que foi preservada aquando da construção do parque (total de 3000 árvores preservadas) e a plantação de 1000 novas árvores.

 

Em síntese, a versatilidade do Parque de Avioso permite conjugar as seguintes actividades:

Na vertente caminhos/percursos, oferece-se a oportunidade de “conhecer o bosque”; “conhecer as linhas de água”; observar a fauna e fazer caminhadas.

Através do equipamento existente no Edifício de Acolhimento, será possível promover acções de formação e conferências técnicas; realizar exposições temáticas; fazer o acolhimento de crianças e jovens em acções formativas; realizar diversos eventos e desenvolver actividades no espaço de ATL.

Quanto a espaços desportivos, é possível praticar marcha; fazer jogos informais; fazer jogging e ainda desenvolver actividades desportivas ao ar livre como Badminton, Softbol ou o Jogo da Malha.

A Unidade de Alojamento virá acrescentar valor a este parque pois serve, não só como alojamento para conferências e para actividades de formação interpessoal, como também para apoio para refeições aos participantes nas actividades; apoio de balneários para actividades desportivas e como campos de férias residenciais e não residenciais.

Para além das crianças e jovens integrados em escolas, os programas a desenvolver no Parque Urbano de Avioso destinar-se-ão também a grupos familiares ou sociais, bem como adultos pertencentes a grupos empresariais, profissionais, familiares e sociais.

As acções dirigidas às escolas serão concretizadas dentro dos conteúdos curriculares, abrangendo o mais possível todas as disciplinas, apoiadas na transversalidade da EA.

As famílias são convidadas a participar nas diversas actividades do parque, ligadas com a EA, vocacionadas para serem realizadas em família, onde pais e filhos participam em conjunto fortalecendo laços familiares e afectivos. Festas de anos, ateliers diversos, desporto em família, são alguns dos exemplos.


O Parque de Avioso pretende promover acções de formação, direccionadas para empresas, relacionadas com Gestão do Ambiente, Responsabilidade Social e Ambiental e Enquadramento Jurídico das Questões Ambientais e Investimento Ambiental como potenciador de novos mercados.

Mais informações

Acções do Documento