Você está aqui: Entrada / Noticias / Portal de turismo promove cada vez mais actividades ambientais e juvenis

Portal de turismo promove cada vez mais actividades ambientais e juvenis

É visível o crescente dinamismo que o Portal do Turismo da Câmara Municipal da Maia tem trazido a esta área de interesse do Concelho.

A vertente ambiental está patente a vários níveis, nomeadamente na divulgação de percursos pedonais que os cidadãos podem fazer com auxílio de um guia que se encontra disponível no Maia Welcome Centre (posto de turismo).

Assim, de forma autónoma as pessoas podem explorar livremente e ao seu ritmo os locais e as paisagens que a Maia tem para oferecer.

 
Neste portal encontra-se também informação sobre circuitos turísticos organizados e temáticos que para além de um percurso em autocarro oferecem a possibilidade dos visitantes poderem apreciarem a pé alguns locais. Destes percursos temáticos fazem parte a “Maia Histórica”; a “Maia rural” e a “Maia Contemporânea”. A título de exemplo, no percurso pela “Maia rural", o circuito possibilita conhecer casas antigas que guardam as histórias e o suor do árduo trabalho da exploração dos campos. Têm por origem remota as vilas romanas, divididas em vários casais nos finais da Idade Média.   

 
Na vertente desportiva e de lazer ao ar livre, o portal do turismo faz a divulgação de entidades da Maia que se dedicam à prática e promoção de modalidades tão diferentes como a Equitação/Hipismo; Modelismo; Futebol de Interior; Aviação Desportiva; Paraquedismo; Escalada; Ciclismo; Paintball; Skate; Todo Terreno e Karting.

 
Para diversão dos mais novos existem várias actividades lúdicas divulgadas no portal. São ainda fornecidas informações sobre as actividades de educação ambiental da Quinta da Gruta e sobre um trilho ambiental - Trilho da Natureza – que aproveita os espaços verdes envolventes do Ecocentro da Folgosa. O Trilho da Natureza é composto por oito pontos de paragem para reflexão e sugestão de actividades sob as seguintes temáticas: “Jardins dos Sons”; a “Floresta”; o “Viveiro”; o “Terrário”; “Compostores e Compostagem”; “Transportes e Poluição do Ar”; “Ninhos”, “Comedouros e Charcas para Aves” e o “Ecocentro”. 

Acções do Documento