aru.png

Poll
A Semana Europeia da Mobilidade 2017 tem como tema “A Partilhar Chegamos Mais Longe”. Costuma praticar/utilizar a partilha de veículos nas suas deslocações diárias?
 Sim
 Não
 Não, mas tenciono começar a partilhar
 
Você está aqui: Entrada / PROGRAMA DOUTORAL EM PLANEAMENTO DO TERRITÓRIO

PROGRAMA DOUTORAL EM PLANEAMENTO DO TERRITÓRIO

O Programa Doutoral será assegurado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e pretende proporcionar conhecimento avançado no domínio do planeamento do território, orientado para a explicação, para a formulação e para a fundamentação de agendas futuras de política pública.
Quando 2015-10-05 15:25 até
2015-10-19 15:25
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

O programa procura combinar três princípios: a definição de um conjunto de competências fortes no conhecimento avançado das dinâmicas espaciais, do planeamento do território e da investigação científica; a aposta em áreas de especialização, associadas às principais competências de investigação existentes nas escolas; e a flexibilidade, permitindo a adaptação dos currículos às características específicas dos candidatos. Condições de Acesso Podem candidatar-se ao Programa Doutoral em Planeamento do Território os detentores do grau de Licenciatura em Engenharia, Arquitetura, Economia, Geografia, e áreas afins à natureza do curso.

 

Objetivos

Os objectivos definidos enquadram-se dentro da missão das duas escolas, que consiste na  educação e formação de profissionais de Engenharia de nível internacional, sustentadas em Investigação e Desenvolvimento de excelência com foco regional mas com qualidade reconhecida ao nível global e numa prática de extensão de reconhecida qualidade, contemplando as vertentes científica, técnica, ética e cultural. Os programas doutorais em geral, e o Programa Doutoral em Planeamento do Território são instrumentos fundamentais de actuação das escolas, na perspectiva do cumprimento dessa missão, pois é neles que se apoiam os projectos de investigação científica e de inovação tecnológica, nos quais estão envolvidas.

Os objectivos definidos não só são totalmente compatíveis com os projectos educativos, científicos e culturais das escolas nele envolvidas, como estes só podem ser atingidos através da realização de programas doutorais, sem os quais não seria possível o desenvolvimento das actividades de investigação científica e transferência tecnológica que esses projectos contemplam em lugar de grande destaque

 

Áreas de Especialização

As unidades curriculares escolhidas foram seleccionadas tendo em atenção o perfil que se pretende de um Doutorado em Planeamento do Território, e que contempla o conhecimento avançado das dinâmicas espaciais contemporâneas, do planeamento do território como campo de intervenção e das metodologias de investigação (que fundamenta o conjunto de unidades curriculares obrigatórias). A selecção das unidades curriculares optativas corresponde ao reconhecimento dos campos de investigação mais especializada, no domínio do Planeamento do Território, que as escolas têm vindo a desenvolver e afirmar, através da investigação dos docentes do Programa Doutoral, nomeadamente no âmbito de projectos de investigação da União Europeia e da FCT.

 

Competências Profissionais

A realização do Programa Doutoral em Planeamento do Território vai permitir aos estudantes adquirir os conhecimentos, capacidades e competências seguintes:

(1) Conhecimento avançado das dinâmicas espaciais contemporâneas, e da teoria do planeamento;

(2) Capacidade avançada de realização de um trabalho de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.

(3) Capacidade avançada para analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas.

(4) Competências avançadas para comunicar resultados científicos aos seus pares, à restante comunidade académica e à sociedade em geral.

(5) Competências avançada para promover em contexto académico e/ou profissional o progresso tecnológico, social e cultural.

 

Informações

Informações Secretariado: Cláudia Correia

Email: pdpt@fe.up.pt

Tel: 225081903

Acções do Documento