Entrar
Esqueceu a sua senha?
Poll
Está familiarizado com as consequências das alterações climáticas na saúde?
 Sim
 Não
 Vagamente
 
Você está aqui: Entrada / REDE PORTUGUESA DE MONITORIZAÇÃO DA VACA-LOURA (LUCANUS CERVUS)

REDE PORTUGUESA DE MONITORIZAÇÃO DA VACA-LOURA (LUCANUS CERVUS)

A Rede Portuguesa de Monitorização da Vaca-Loura é coordenada por BIO SOMOS TODOS - Natureza e Educação para Todos

REDE PORTUGUESA DE MONITORIZAÇÃO DA VACA-LOURA (Lucanus cervus) resulta de uma colaboração com o projeto europeu "European Stag Beetle Monitoring" que tem como objetivo perceber como estão as populações de vaca-loura nos países onde ela ocorre.


Utilizando a mesma metodologia padronizada em todos os países, iremos poder contar os indivíduos ativos e comparar a abundância de vaca-loura nos diferentes locais da Europa.

Até ao momento não existia em Portugal uma rede de monitorização que permitisse integrar o projeto europeu, não havendo também muitos registos recentes do estado das populações.

O projeto da rede nacional surgiu então de um misto de necessidades: para analisar o estado das populações de vaca-loura em Portugal e para conseguirmos unir esforços para a sua conservação a nível europeu. 

 

COMO FUNCIONA?

Precisamos de voluntários, cidadãos-cientistas!

Ou seja, contamos com trabalho voluntário por parte de cidadãos interessados com a temática da conservação da natureza, e que conheçam locais onde normalmente se encontram vacas-louras.

 Adote um transeto de monitorização e percorra-o semanalmente durante Junho e Julho.

Registe as vacas-louras que encontrar, e já está!

Aceite o desafio! Iremos facultar toda a informação necessária aos voluntários.

 Se não tiver disponibilidade para adotar um transeto pode sempre enviar-nos registos esporádicos caso observe uma vaca-loura ou outro escaravelho Lucanídeo, durante os próximos meses. Pode encontrar mais informação no separador "Fazer parte" ou clicando aqui:

FAÇA PARTE

Acções do Documento